Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

RONDA ESCOLAR

Ronda Escolar contempla Escola 
Paulo Freire com ciclo de palestras


Alunos da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro Teotônio Vilela, receberam na manhã desta terça-feira (24) a equipe da Guarda Municipal de Ilhéus, responsável por ministrar palestras por parte do Programa Ronda Escolar. Iniciada na última semana, a iniciativa abrange diversas unidades escolares da rede municipal que, além de visitas diárias, estão recebendo a presença de GCMs, responsáveis por abordar os mais diversos temas, entre eles Bullyng, Orientação para o trânsito, pedofilia e Integração Família/Escola.

O encontro, que aconteceu no pátio da escola, reuniu cerca de 140 alunos do ciclo 3, fase 2, e teve como tema o bullyng. Para a diretora da unidade, Jacira Oliveira Fernandes, o Programa “Ronda Escolar” tem fundamental importância na formação dos alunos como cidadãos. “Os alunos passam a atuar como agentes multiplicadores tanto nas salas de aula, como em suas casas, ajudando a reforçar valores como solidariedade e respeito ao próximo”. As palestras foram ministradas pelos GCMs Adriana Gonzaga, Magnólia Silva Santos e pelo coordenador das palestras Andresson Cláudio Almeida.

As palestras têm duração média de 45 minutos, período em que informações sobre o que é e de que forma atua a Guarda Municipal também são repassadas aos estudantes. Na opinião da GCM Magnólia Silva Santos, o retorno dos alunos ao conteúdo exposto tem sido bastante positivo. “Os alunos têm participado ativamente e colaborado na discussão dos temas”. Ao todo, 16 escolas, sendo 10 da zona urbana e seis da zona rural, receberão palestras, cuja programação segue até o fim do ano letivo, previsto para novembro.

Mais sobre o Ronda Escolar – Criado pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito e executado pela Guarda Civíl Municipal, o Programa “Ronda Escolar” prevê a realização de visitas diárias em horários alternados, com dois guardas por escola. O efetivo total será formado por 60 guardas civis municipais e apoio de uma viatura e duas motos. ”Eles percorrerão as áreas interna e externa da unidade escolar, verificando se há situações de anormalidade”, explicou o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto. De acordo com o projeto, os Guardas permanecerão cerca de 20 a 30 minutos em cada unidade escolar, conversando com diretores, professores, funcionários e alunos. As rondas acontecerão das 7 às 18 horas.

A equipe também auxiliará os alunos, nos horários de entrada e saída, para atravessar as ruas em trechos de tráfego intenso. A expectativa, ainda segundo o secretário, é que a implantação do Programa resulte na redução dos casos de violência no ambiente escolar e no número de ocorrências de crimes contra o patrimônio e atos inflacionais nos locais priorizados. “Esperamos que ao garantir a segurança no ambiente escolar, possamos estender esse efeito positivo à comunidade”.

ASCOM - PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário