Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

PIADA DO DIA

GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM PAGA O 
2º MELHOR SALÁRIO DO BRASIL A CATEGORIA


Causou alvoroço entre os concurseiros a remuneração que a Prefeitura Municipal de Belém paga ao seu guarda municipal em início de carreira: R$ 2.500 e uns trocados. Em entrevista concedida para o Canal Belém, da PMB, a comandante da corporação, advogada Ellen Margareth, lembrou que esta é a segunda maior remuneração do Brasil. O primeiro é o da Guarda Civil Metropolitana, de São Paulo. Além de ter o 2º melhor salário, a Guarda Municipal de Belém é a 5ª mais bem estruturada do País.

A comandante reiterou a importância da realização dos dois concursos públicos em processo, que, juntos, oferecem 272 vagas para GM-01 (guarda operacional) e 20 vagas para GM-02 (guarda músico). “É mais do que urgente a realização desse certame para a Guarda, em abril próximo. É diferente do último concurso, realizado em 2009, que foi para atender o preenchimento de vacância deixada por aposentadoria, invalidez, óbito e outras demandas. Agora, a maior necessidade é aumento do efetivo”, justificou a titular da GMB.

De acordo com Ellen Margareth, atualmente a GMB tem um efetivo de quase 900 homens. Com isso, temos um guarda para cada 15 mil habitantes. O ideal seria um agente para cada 300 munícipes. “As demandas cresceram em cima das atribuições da Guarda. Hoje, atendemos muito mais os órgãos da Prefeitura de Belém se comparado há 5 anos atrás. Estamos em todos os logradouros públicos, praças, instituições municipais. Numa melhor análise diria que a Guarda é a identidade do município”, explicou.

Assim como as demandas aumentaram para a Guarda, a Prefeitura de Belém, nesses últimos 5 anos, também investiu muito mais na instituição. Melhores salários para o servidor, elevação da categoria funcional de Nível Fundamental para Médio, aquisição de novos veículos motorizados (carros e motos), material logístico, realização de concurso público, em 2009, após 13 anos de espera, convênios importantes com o Governo Federal, através do Senasp, parcerias com as Forças Armadas e órgãos da Segurança Pública do Estado do Pará. Enfim, houve um salto de qualidade significativa tanto no desempenho do trabalho como na valorização do guarda enquanto servidor público.

O guarda passou a ter um comportamento mais presente na vida do povo belenense. Nesses 20 anos de existência da GMB, além de proteger bens, serviços e instalações do município de Belém, de acordo com o Art.37, inciso XXV da Lei Orgânica do Município, o guarda também assegura preventivamente e ostensivamente a vida dos munícipes desta cidade. “Com isso, a Guarda Municipal de Belém se tornou referência Nacional. Dentre as 900 guardas existentes, é a 5ª melhor do Brasil com o 2º melhor salário do país”, elogiou a comandante Ellen Margareth.

Fonte: GCM Valdecir

Um comentário:

  1. Enquanto São Paulo paga o melhor salário da GCM paga uns dos piores salários a PM !

    ResponderExcluir